novafrica@novasbe.pt

Reltório Anual 2016

Desde a sua criação em 2011, o centro NOVAFRICA produziu resultados substanciais no campo do desenvolvimento empresarial e económico nos países africanos. Mais especificamente, realizamos uma série de projetos de investigação aplicada em que a interação com instituições governamentais e não-governamentais tem sido de importância fundamental.

Nosso foco de atenção geográfica tem sido, mas não exclusivamente, Angola, Guiné-Bissau e Moçambique. As áreas de pesquisa específica e interesse político foram diversas: incluem estudos sobre inclusão financeira através do uso de dinheiro móvel, adoção de tecnologias modernas na agricultura, intervenções de fortalecimento empresarial, educação cívica, migração de pessoas, gerenciamento de recursos naturais e incentivos para a educação e a saúde dos trabalhadores.

No contexto de nossos projetos, somos agradecidos por receber financiamento de várias agências internacionais, como ATAI-MIT, 3ie, Fundação para a Ciência e Tecnologia, o Banco Islâmico de Desenvolvimento, o UKAid (através do Centro Internacional de Crescimento e o IZA GLM -LIC programa) e USAID.

Estamos confiantes de que o alto nível de qualidade em nossos projetos de pesquisa permitirá que a NOVAFRICA continue a ganhar financiamento de pesquisa internacionalmente competitivo e amplie a sua gama de intervenções e impacto geográfico.

Temos grandes desafios à frente, mas estamos confiantes e desejamos continuar a fortalecer e desenvolver o nosso potencial.

Clique aqui para ver os destaques NOVAFRICA entre 2011 e 2017.

Por favor, download do Relatório Anual 2016 aqui.